As parcerias são algo muito particular para o mundo do ballet - a química certa entre dois artistas pode criar uma presença de palco que é maravilhosamente maior do que os seus próprios individuos. O que cria essa química é tão misterioso quanto qualquer caso de amor da vida real. Pode ser um sentimento comum de música e estilo, uma simpatia natural, os tipos de corpos, ou um instinto semelhante para o drama. Enquanto alguns dançarinos prosperaram em uma parceria regular (da mesma forma que algumas pessoas são mais adequados para a monogamia) outros preferem o estímulo emocional e criativo da variedade...
Fazer listas com grandes nomes do ballet é sempre muito dificil para mim; não existe ser bom neste ou naquele, bailarinos como estes a seguir (e como muito outros) mostram o seu diferencial até parados em primeira posição.
Portanto aviso mais uma vez: Esta não é uma lista justa rs e provavelmente será complementada ao longo do tempo.
É a oportunidade de relembrar grandes duplas que merecem ser admiradas e estudadas. E por que não hoje aproveitando o clima do Valentine's Day?
Margot Fonteyn & Rodolf Nureyev
Rudolf Nureyev era vinte anos mais jovem do que Fonteyn, foram idolatrados até Margot se aposentar em 1979. E ainda são por muitos citados como os melhores partners de todos os tempos.
Mikhail Baryshnikov & Natalia Makarova
Baryshnikov algumas vezes falou de seus temores em dançar com Makarova. Ela era impulsiva no palco, o que requer uma mão experiente. Seus parceiros frequentes - Ivan Nagy, Anthony Dowell - eram mais altos e mais fortes do que Baryshnikov.
"Para ser parceiro dela, eu tinha uma responsabilidade tripla para não estragar o ballet", diz ele. "Ela é muito espontânea, ela se jogava para fora do balance. . . e às vezes me pegava de surpresa".
Alicia Markova & Igor Youskervitch
*colaboração da maestra Ady Ador que também dançou no ABT.
Igor Youskevitch tornou-se parceiro ideal de Alonso em 1947 e se juntou a ela no ABT em turnê dançando o ballet "Giselle". Alonso sofria de uma doença ocular e tornou-se parcialmente cega. Seus parceiros sempre tinha que estar no lugar exato em que ela esperava que eles estivessem e ela também usava luzes em diferentes partes do palco para orientar-se.
Paloma Herrera e Angel Corela
O grand pas de deux de Don Quixote é a introdução perfeita para se apaixonar por essa dupla! Uma sugestão imperdível da bailarina Patricia Nagao.
Diana Vishneva & Marcelo Gomes
Quando dança com Vishneva a crítica mundial diz que Marcelo Gomes é capaz de superar a si mesmo e que a química entre os dois é "uma ligação romântica intoxicante" Recomendamos assisti-los em Romeu e Julieta!
Tamara Rojo & Carlos Acosta
"Quando conheci Carlos eu ainda era uma estudante de ballet na Espanha. Ele veio com o Ballet Nacional de Cuba e o vi fazer Blue Bird em sala de aula. Ele era, e é, incrível. Ele é um artista muito generoso e um parceiro incrível. E nós temos uma coordenação tão natural. Tudo simplesmente se encaixa. Assim, nos permitimos ser realmente livres no palco ".
Alina Cojocaru & Johan Kobborg
Alina e Johan tiveram muitas performances memoráveis como membros do Royal Ballet. Nos últimos dez anos, desenvolveram uma parceria única. Talvez o fato de serem um casal também fora dos palcos torne isso ainda mais especial principalmente em "Voices of Springs" sugerido pela bailarina Patricia Nagao.
Lucia Lacarra & Cyril Pierre
Nos primeiros meses de seu relacionamento, Lucia Lacarra e Cyril Pierre estavam vivendo uma crescente paixão enquanto dançavam "Carmen" o que fez dessa montagem muito interessante.
"Todo o poder, todo o drama, e fomos flertando e flertando. Eu amei isso", disse Lacarra.
Marcia Haydée & Richard Cragun
Ganharam fama mundial especialmente com os ballets drámaticos. Haydée foi uma musa, e desta parceria artística curta, mas fértil destacamos Romeu e Julieta, Onegin, e A Megera Domada.
Sylvie Guillem & Laurent Hilaire
Sua parceria com Laurent Hilaire foi descrita pela crítica como maravilhosa e mágica! Estes dois falam com a respiração e com os seus olhos. Eles nos fazem acreditar em seus personagens não apenas como bailarinos que executam excepcionalmente bem os passos de uma coreografia, mas como seres humanos a audiência vive plenamente o amor, sofrimento e o sonho.
Vladimir Vasiliev & Ekaterina Maximova
Uma minúscula mulher arrebatadoramente bonita, Ekaterina Maximova e Vasiliev formam o "casal de ouro do século 20", era assim que os russos os chamavam. Resistindo mais de 30 anos no palco, sua parceria sobreviveu o emparelhamento Fonteyn-Nureyev.
Friedmann Vogel & Daria Klimentova
Individualmente são maravilhosos, mas juntos estão acima da média.
Entraram nessa lista por recomendação da minha amiga e bailarina Mariana Kamimura, mas bastam alguns segundos deles em Manon para ser apaixonar e querer assistir mais e mais dessa parceria.
Comments