Dançar é uma das melhores coisas do mundo! A dança não deixa de ser um exercício físico, pois movimenta diversos músculos, proporcionando benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente.
Mas alguma vez você já ouviu que a perfeição pode impedir alguém de ser um bom bailarino?
Dança x perfeição
Técnicas de dança existem! E elas podem e devem ser aprimoradas pelo bailarino. De fato, é muito bonito ver uma dança bem executada, todos os movimentos em perfeita sincronia, e os detalhes que isso envolve!
Não tem problema querer dançar bem, e querer dar o seu melhor, seja por lazer ou por profissão.
Mas as exigências da perfeição podem atrapalhar!
Nenhuma técnica é executada sem nenhum erro, afinal, estamos falando de movimentos e adaptações.
Ter uma técnica bem executada, e uma técnica perfeita, são coisas diferentes. A busca pela perfeição pode sim atrapalhar que a pessoa se torne um bom bailarino.
Quando falamos sobre dançar, acima de tudo, estamos falando sobre liberdade, relaxamento, autoconhecimento e beleza! A dança pode trazer sentimentos e emoções únicas.
E sabe qual o problema da perfeição? Ela estraga tudo isso! Quando estamos tão ligados na
técnica, perdemos a essência da expressividade artística. Ou seja, pode até ser bonito,
visualmente ou tecnicamente falando, mas não gera emoção.
O bom bailarino se destaca em passos e movimentos, isso não há dúvidas. Mas ele é bom também, pela emoção que transmite.
A expressividade e a emoção presentes na dança são essenciais! Mas calma, isso não significa que só isso é o suficiente, pelo menos para quem deseja se tornar um bom bailarino.
É preciso treino, disciplina, determinação e aprimoramento! E isso deve ser buscado todos os dias, afinal, é a única maneira de se destacar!
A grande questão que colocamos é a perfeição! Ela pode realmente não ser alcançada, e frustrar o profissional!
É preciso equilíbrio, como tudo em nossas vidas! Por isso, treine, e se esforce para o destaque, mas nunca buscando a perfeição, ela pode mais atrapalhar do que te ajudar na dança.
Além disso, exigir demais de si, pode trazer consequências graves para a vida mental! E até que ponto tudo isso vale a pena? A dança é um combate a transtornos mentais, não a sua causa.
Maria Cristina Lopes | Psicóloga da dança CRP5/47829
www.mariacristinalopes.com | mariacristinalopes@gmail.com | 21993053432
Page: @balletsemestresse | Instagram: @marialopescristina
Commentaires