Vinte bailarinos do Ballet da Ópera de Paris são o assunto principal do livro do fotografo Matthew Brookes.
O apoio, a base para toda a leveza, as mãos no pas de deux e desta vez mais que isso!
Vinte bailarinos do Ballet da Ópera de Paris são o assunto principal do livro do fotografo Matthew Brookes. As imagens buscam acentuar a musculatura dos bailarinos mostrando a força e o preparo por trás da arte do ballet clássico, imprimindo em preto e branco as poses que propõem pássaros caindo do céu.
"Eu sou fascinado pela estrutura física, pela força e pela dedicação que está envolvida”, diz Brookes.
Matthew é em sua essência um fotografo de moda, tendo realizado trabalhos para a revista Vanity Fair e para a marca Georgio Armani. O que impulsionou o projeto do livro Les Danseurs foi notar que os bailarinos tendem a estar em segundo plano com relação as bailarinas.
"Parece muito natural para uma jovem ser uma bailarina, mas para os meninos ainda há um enorme estigma ligado a isso", disse Brookes. "Esses meninos são artistas incríveis, atletas incríveis. ... É só amor pela dança e movimento.”
Particularmente, sou apaixonada por fotografias de dança e pude observar neste trabalho a mais pura forma e fluidez do movimento com o mínimo de intervenções. Soa estranho dizer isso de imagens, mas é nesse ponto que surge o desafio desde o disparo até o olhos do espectador quando se trata de registar a dança, que propõem pensar sobre os movimentos executados antes e depois para se chegar ao resultado final.
Até o lançamento do livro o projeto levou um ano para ser concluído, tendo o prefácio assinado pela bailarina e coreógrafa Marie-Agnès Gillot que acompanhou de perto o crescimento de cada um dos bailarinos.
Você pode comprar online na Amazon a partir de $24,60.
Comments